Aplicativo Terminal Motoboy

Conteúdo:


Nesse tutorial iremos mostrar o passo a passo de como se utilizar o aplicativo Terminal Motoboy Online, lembrando que para se utilizar é necessário que se utilize o módulo online da Textus, pois é necessário que as informações estejam cadastradas na web para que o colaborador possa receber a solicitação.



1. No sistema Wtransp vá até o cadastro de funcionário, selecione qual será cadastrado e clique na aba “Mobile” e cadastre o login e senha do funcionário (ambos devem ser numéricos).



2. Para direcionar a OS para o funcionário basta informar o código do funcionário no lançamento de OS.



3. Baixe o aplicativo no Play Store diretamente pelo Android ou através do link: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.textus.terminal.motoboy.



4. Após instalar abra o aplicativo e digite o acesso disponibilizado pela Textus. É importante que o GPS do funcionário esteja ativo também.



5. Digite o login e senha cadastrada no Wtransp para o funcionário acessar o sistema.



6. Ao abrir terão alguns botões que são: Ordem de Serviço, Logística, Relatório, Atualizar, Finalizar o dia e SAIR.
7. O primeiro mostra todas as OS direcionadas para o funcionário, também podemos gerar a foto de protocolo e assinatura além de dar baixa na OS, para que o supervisor ou quem estiver administrando as OS possa entender que o funcionário está livre para receber mais serviços.
8. O botão logística serve para o funcionário poder visualizar os lançamentos de logística enviados para ele (é necessário possuir o módulo de logística).
9. o botão de relatório serve para que o funcionário possa verificar todos os serviços feitos por ele.
10. O botão atualizar serve para atualizar todas as informações do aplicativo, isso ajuda a fazer com que as informações como conclusão e assinatura sejam enviadas e que possa receber solicitações mais rapidamente. É muito útil quando se está utilizando o aplicativo e o aparelho perde o sinal com a internet.
11. Finalizar o dia serve para o funcionário impedir que o sistema receba solicitações.



12. Ao apertar em “OS” irá surgir uma janela com todas OS que foram direcionadas ao funcionário que estiver acessando. Aperte sobre a OS que deseja visualizar as informações para que o aplicativo abra o resumo da OS selecionada.



13. O Resumo com todas as informações necessárias serão apresentados. Nessa janela existem três botões que são: “Assinatura”, “Foto” e “Conclusão”. Com exceção do botão “Conclusão” que é necessário para indicar que o serviço foi finalizado, a utilização dos outros é opcional.
14. É importante lembrar que para o aplicativo a OS SÓ SERÁ CONCLUIDA quando se apertar o botão conclusão, portanto, caso utilize a opção de foto ou assinatura, deve-se sempre apertar conclusão após gravar as informações necessárias e dar baixa no lançamento.



15. Quando se clica em “Foto” aparece uma janela como a da imagem abaixo, aperte na imagem da câmera para poder tirar a foto e assim após gerar a foto e gravar o sistema irá mostrar uma mensagem dizendo que a imagem foi salva com sucesso.



16. Quando clicar em “Assinatura” irá aparecer uma tela em branco para que o cliente possa marcar a assinatura dele, caso escreva de modo errado aperte em “Limpar” e quando estiver correto aperte “Salvar”.



17. Quando apertar em “Concluir” irá surgir uma mensagem informando que a gravação da conclusão foi efetuada com sucesso.



18. Voltando ao sistema Wtransp, quando se abrir a lista de lançamentos de OS será possível ver que o status da OS mudou automaticamente, indicando que o serviço foi concluído.



19. Para que possam verificar o local onde o funcionário está através do GPS é necessário que acessem o link disponibilizado, informando o login e senha (individual para cada empresa cliente da Textus).



20. Em seguida clique em “Utilitários” e “Mobile”. Ao abrir a opção você terá algumas informações disponíveis como o código do funcionário, nome e localização do mesmo, além da data e hora atualizada da pesquisa de localização.



21. Para visualizar o protocolo e assinatura clique em “Relatórios” e “Geral de OS”, selecione o período dos lançamentos e clique em “OK”.



22. Abaixo está uma imagem mostrando como será visualizado o protocolo e assinatura (para a empresa que utiliza o sistema da Textus).



23. Para que o cliente verifique o protocolo e assinatura na área do cliente é necessário que acesse a página de solicitação da empresa e insira o login e senha.


24. Ao acessar irão surgir três opções, clique em "Relatórios".


25. Selecione a o período do relatório e clique em “OK”.


26. Clique no botão indicado abaixo para poder visualizar o protocolo e assinatura.


27. O resumo da entrega contendo a foto e assinatura do cliente poderá ser visualizada de acordo com a imagem abaixo.